quinta-feira, 31 de outubro de 2013

+Confidencial Por dentro de uma Franquia









NOTA DO AUTOR

Estou disponibilizando os primeiros cinco capítulos do livro “CONFIDENCIAL — Por dentro de uma Franquia” para consulta livre na internet.

Esta versão digital não traz as planilhas do livro impresso e nem os demais capítulos.
Quem preferir o livro impresso pode adquiri-lo diretamente com a editora ou em diversos sites na internet:



ÍNDICE

Prefácio
Capítulo 1 — Por que esse livro
Capítulo 2 — Franquia x Negócio Próprio
Capítulo 3 — Pinceladas em assuntos que devem ser considerados
Capítulo 4 — Por dentro dos números de uma empresa
Capítulo 5 — Os maiores erros que cometi em meu negócio
Solução/Índice do livro impresso




Prefácio

O Franchising, com as mesmas características básicas que mantém até hoje, a despeito de todo o processo de evolução por que vem passando, nasceu por volta de 1850. Desde então, vem sendo cada vez mais utilizado por organizações dos mais diversos ramos e dos mais variados portes. Até mesmo por entidades sem fins lucrativos, como comprovam as diversas Franquias Sociais que funcionam — e funcionam bem — no Brasil.

Do ponto de vista do Franqueado, uma franquia bem estruturada e gerida da forma adequada, costuma ser uma alternativa bem menos arriscada do que a implantação de um negócio independente. As estatísticas comprovam: cerca de 60% das pequenas empresas comerciais independentes criadas no Brasil fecham suas portas antes de completar o terceiro ano de vida, enquanto que a “taxa de mortalidade” das franquias, no mesmo período, não chega a 10%.

Também do ponto de vista do Franqueador, criar uma rede de franquias pode ser uma alternativa muito interessante para quem se interessa em expandir seus negócios. Uma rede dessas é, em muitos casos, o canal de distribuição que melhor permite equilibrar as três variáveis que são fundamentais na definição e implementação de uma boa Estratégia de Canais: Cobertura de Mercado, Controle sobre a forma de atuação de cada integrante do canal e Custo de implantar, servir e monitorar o canal.

Contudo, é importante que tanto Franqueados, quanto Franqueadores, percebam que o sistema não está isento de riscos.

         O candidato a franqueado deve compreender que não existe franquia, por melhor que seja, que possa assegurar Risco Zero. Adquirir uma franquia pode reduzir os riscos de quem monta um negócio próprio, mas não os elimina inteiramente.

Também o Franqueador deve perceber que não basta ter uma marca charmosa, acesso a uns tantos produtos e um modelo de contrato de franquia e de Circular de Oferta de Franquia para criar e manter uma rede de franquias bem sucedidas. Uma operação de franchising, para ter sucesso, demanda bem mais do que isso. Demanda, acima de tudo, Planejamento cuidadoso e Execução com “zelo missionário”.

O mérito deste livro, escrito pelo empresário João Suckow Ribas, é expor, numa linguagem simples e um texto envolvente e fácil de ler, alguns aspectos fundamentais do Franchising, mostrando como funcionam na prática e que cautelas alguém deve adotar antes de se envolver com esse sistema.

João deixa bem claro que, como venho pregando há anos, já não há mais espaço para amadorismo no mercado brasileiro de Franchising. Pode ter havido no passado. Hoje, não mais, nem da parte do Franqueador, nem para quem ocupa, ou pretende ocupar, a posição de Franqueado. Hoje, quem não se profissionalizar, “dança”.

Quem não perceber que, hoje, mais do que apenas entender do Negócio, é fundamental entender da Gestão do Negócio, não tem a menor chance. Vai ser comido pelos lobos, num piscar de olhos. E João Suckow Ribas mostra isso bem, especialmente quando fala de sua experiência pessoal na montagem de negócios que não deram certo.

Há duas maneiras básicas de aprender: por experiência própria ou com a experiência dos outros.

Tendo passado dos 50 anos de vida, aprendi algumas coisinhas que podem ser úteis ao caro leitor. Uma delas é que a vida não é em Preto & Branco, é em cores. Em pelo menos alguns milhões de cores e tonalidades. Outra é que, de forma geral, sai muito mais barato aprender com a experiência dos outros.

Portanto, sugiro a você, que lê este livro, que faça bom proveito da experiência do autor e da disposição que ele mostra de partilhar com você até mesmo seus insucessos — o que, convenhamos, não é muito comum. Sugiro também que busque fontes complementares de informação e procure estudar, avaliar e planejar muito, antes de se dispor a ingressar no Mundo do Franchising, seja como Franqueado, seja como Franqueador.

Como eu já disse antes, nesse Mundo já não há espaço para quem não sabe das coisas.

Marcelo Cherto

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